" O passado é,[...], uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável de todas as criações da humanidade. O problema para os historiadores é analisar a natureza desse " sentido do passado" na sociedade e localizar suas mudanças e transformações" Eric Hobsbawm.

“A verdade é sempre e já, interpretação. E interpretar (...) simplesmente como criar, inventar, fabricar. A interpretação é uma atividade produtiva. A interpretação é uma invenção. Quem interpreta não descobre a ‘ verdade ’; quem interpreta a produz. Não se trata de uma atividade hermenêutica – descobrir um significado oculto, preexistente; mas de uma atividade poética – criar um significado novo, inédito. Interpretar: “violentar, ajustar, abreviar, omitir, preencher, imaginar, falsear. As diferentes interpretações são resultado de diferentes pontos de vista, de diferentes posições, de diferentes perspectivas . (...) Não existe nenhum ponto único, nenhuma perspectiva global e integradora. Só existem perspectivas – múltiplas, divergentes, refratárias à totalização e à integração” Thomaz Tadeu da Silva



terça-feira, 10 de abril de 2012

Rede de periódicos SciELO Brasil lança o portal "SciELO Livros", que promete democratizar o acesso a produções científicas desenvolvidas por brasileiros. Livros em formato digital já estão na internet para download. Gratuito e legal.
Foi lançado em 30 de março, durante evento na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo, o portal SciELO Livros.
Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) –, o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

SciELO Livros: http://books.scielo.org

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!
    Espero que você se inspire em continuá-lo!
    []s
    Sintian

    ResponderExcluir
  2. Sintian o blog será reativado. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante este tema, gostei muito do blog...

    ResponderExcluir