" O passado é,[...], uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável de todas as criações da humanidade. O problema para os historiadores é analisar a natureza desse " sentido do passado" na sociedade e localizar suas mudanças e transformações" Eric Hobsbawm.

“A verdade é sempre e já, interpretação. E interpretar (...) simplesmente como criar, inventar, fabricar. A interpretação é uma atividade produtiva. A interpretação é uma invenção. Quem interpreta não descobre a ‘ verdade ’; quem interpreta a produz. Não se trata de uma atividade hermenêutica – descobrir um significado oculto, preexistente; mas de uma atividade poética – criar um significado novo, inédito. Interpretar: “violentar, ajustar, abreviar, omitir, preencher, imaginar, falsear. As diferentes interpretações são resultado de diferentes pontos de vista, de diferentes posições, de diferentes perspectivas . (...) Não existe nenhum ponto único, nenhuma perspectiva global e integradora. Só existem perspectivas – múltiplas, divergentes, refratárias à totalização e à integração” Thomaz Tadeu da Silva



domingo, 9 de outubro de 2011

PROLER e OFICINAS

Vários professores participaram do 18º Encontro de Leitura - PROLER em Caxias do Sul. Grata satisfação eu tive em fazer parte de duas profícuas oficinas, a primeira com Dilan Camargo, http://www.dilancamargo.com/, escritor e contador de histórias. Ensaiamos ladainhas poéticas e transitamos por textos acadêmicos muito bons, evocamos o nosso lado poeta... por vezes escondido... e escrevemos lindos textos poéticos, que foram compartilhados na oralidade.
A segunda oficina " Leitura em Ação na Bibliodiversidade, com a Drª Lizandra Brasil Estabel, nos proporcionou aprofundamentos teóricos e foi um momento ímpar para ouvirmos excelentes histórias, como a Catarina Encastelada e o Monstro que Está em Mim. Vale publicizar dois endereços compartilhados por Lizandra, o primeiro do grupo LEIA, leitura, informação e acessibilidade- http://leia-fabicoufrgs.blogspot.com e outro do curso Mediadores de leitura na Bibliodiversidade. http://www.ufrgs.br/mediadoresdeleitura/. parabéns aos oficineiros e aos participantes. Estaremos aguardando novas iniciativas, porém espero que os professores e professoras, sobretudo, os bibliotecários e bibliotecárias se apropriem dos conhecimentos compartilhados!!! e maõs na massa!!! digo, nos livros e na palavra...

Um comentário:

  1. Oi! Rose! É isso aí é preciso que as pessoas responsáveis pela nossas bibliotecas assumam o papel de mediadores e não de cuidadores de livros apenas.
    Um abraço.

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