“A verdade é sempre e já, interpretação. E interpretar (...) simplesmente como criar, inventar, fabricar. A interpretação é uma atividade produtiva. A interpretação é uma invenção. Quem interpreta não descobre a ‘ verdade ’; quem interpreta a produz. Não se trata de uma atividade hermenêutica – descobrir um significado oculto, preexistente; mas de uma atividade poética – criar um significado novo, inédito. Interpretar: “violentar, ajustar, abreviar, omitir, preencher, imaginar, falsear. As diferentes interpretações são resultado de diferentes pontos de vista, de diferentes posições, de diferentes perspectivas . (...) Não existe nenhum ponto único, nenhuma perspectiva global e integradora. Só existem perspectivas – múltiplas, divergentes, refratárias à totalização e à integração” Thomaz Tadeu da Silva
4 comentários:
ResponderExcluirTeresinha Bernardete Motter disse...
Esta postagem foi removida pelo autor.
14 de maio de 2010 12:38
Teresinha Bernardete Motter disse...
Rosi estou muito feliz de conhecer teu blog.
bjs
Bernardete
14 de maio de 2010 12:44
Profe Adri disse...
Roseli!
Que projeto fantástico! Merece divulgação no blog!
Parabéns professora Bernardete e Gládis! A gurizada deve estar adorando as aulas! Conhecem as lendas e praticam o espanhol! Vou acompanhar as novidades no site do projeto!
Abraço.
14 de maio de 2010 16:13
Roseli disse...
Obrigada Adri, na escola pública também temos trabalhos interessantes, sem dúvida por esforços de professores como a profª Berna a realidade vem se modificando. Os alunos adoram trabalhar, tanto que gostariam de permanecer no laboratório o tempo todo, sem dúvida parabéns.