" O passado é,[...], uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável de todas as criações da humanidade. O problema para os historiadores é analisar a natureza desse " sentido do passado" na sociedade e localizar suas mudanças e transformações" Eric Hobsbawm.

“A verdade é sempre e já, interpretação. E interpretar (...) simplesmente como criar, inventar, fabricar. A interpretação é uma atividade produtiva. A interpretação é uma invenção. Quem interpreta não descobre a ‘ verdade ’; quem interpreta a produz. Não se trata de uma atividade hermenêutica – descobrir um significado oculto, preexistente; mas de uma atividade poética – criar um significado novo, inédito. Interpretar: “violentar, ajustar, abreviar, omitir, preencher, imaginar, falsear. As diferentes interpretações são resultado de diferentes pontos de vista, de diferentes posições, de diferentes perspectivas . (...) Não existe nenhum ponto único, nenhuma perspectiva global e integradora. Só existem perspectivas – múltiplas, divergentes, refratárias à totalização e à integração” Thomaz Tadeu da Silva



quinta-feira, 17 de março de 2011

Conheça o trabalho da Profª Berna do Cristóvão



As professoras Bernardete Motter e Gládis, estão desenvolvendo um projeto sobre lendas regionais, e promovendo a interação com alunos de uma escola argentina .

Um comentário:

  1. 4 comentários:
    Teresinha Bernardete Motter disse...
    Esta postagem foi removida pelo autor.
    14 de maio de 2010 12:38
    Teresinha Bernardete Motter disse...
    Rosi estou muito feliz de conhecer teu blog.
    bjs
    Bernardete

    14 de maio de 2010 12:44
    Profe Adri disse...
    Roseli!
    Que projeto fantástico! Merece divulgação no blog!
    Parabéns professora Bernardete e Gládis! A gurizada deve estar adorando as aulas! Conhecem as lendas e praticam o espanhol! Vou acompanhar as novidades no site do projeto!
    Abraço.

    14 de maio de 2010 16:13
    Roseli disse...
    Obrigada Adri, na escola pública também temos trabalhos interessantes, sem dúvida por esforços de professores como a profª Berna a realidade vem se modificando. Os alunos adoram trabalhar, tanto que gostariam de permanecer no laboratório o tempo todo, sem dúvida parabéns.

    ResponderExcluir