" O passado é,[...], uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável de todas as criações da humanidade. O problema para os historiadores é analisar a natureza desse " sentido do passado" na sociedade e localizar suas mudanças e transformações" Eric Hobsbawm.

“A verdade é sempre e já, interpretação. E interpretar (...) simplesmente como criar, inventar, fabricar. A interpretação é uma atividade produtiva. A interpretação é uma invenção. Quem interpreta não descobre a ‘ verdade ’; quem interpreta a produz. Não se trata de uma atividade hermenêutica – descobrir um significado oculto, preexistente; mas de uma atividade poética – criar um significado novo, inédito. Interpretar: “violentar, ajustar, abreviar, omitir, preencher, imaginar, falsear. As diferentes interpretações são resultado de diferentes pontos de vista, de diferentes posições, de diferentes perspectivas . (...) Não existe nenhum ponto único, nenhuma perspectiva global e integradora. Só existem perspectivas – múltiplas, divergentes, refratárias à totalização e à integração” Thomaz Tadeu da Silva



terça-feira, 22 de março de 2011

Lindo


Ao observar esta paisagem, do meu refúgio sagrado, aos finais de semana, percebo como somos pequenos diante de tanta grandiosidade. ( 3ª Légua).

segunda-feira, 21 de março de 2011

... Poesia!!!!



Temos todos que vivemos,
Uma vida que é vivida,
E outra vida que é pensada,
E a única que realmente temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
E a que tem que pensar.

Fernando Pessoa

quinta-feira, 17 de março de 2011

Conheça o trabalho da Profª Berna do Cristóvão



As professoras Bernardete Motter e Gládis, estão desenvolvendo um projeto sobre lendas regionais, e promovendo a interação com alunos de uma escola argentina .

Reflexões sobre educação

Educação se faz presente em todas as sociedades humanas, ou como diria Luzuriaga, "existe educação desde que há homens sobre a Terra". Porém, esta educação refere-se a uma educação natural que se dá pela convivência e pela imitação, muito comum nas sociedades primitivas, já a educação formal está relacionada ao sistema de ensino, ao processo escolar, ou seja, é a educação escolarizada.